ARQUIVO
Notícias
 

UE apresenta plano de apoio para a Cultura
há +643 semanas

A União Europeia baseia-se em vários estudos que mostram que o sector cultural, em tempo de crise, é dos poucos que está em crescimento e que por isso pode gerar emprego e retorno económico. “Os estudos europeus revelam que as indústrias culturais e criativas são responsáveis por cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto da UE e 3,8% do emprego”, e entre 2000 e 2007 o emprego gerado pela criação e promoção artística cresceu 3,5% por ano, muito acima do 1% que a economia da UE cresceu em geral.

Este plano de apoio "Creative Europe", irá distribuir 500 milhões de euros para as artes visuais e performativas, 900 milhões para o cinema e os restantes em apoios para diversas áreas. No cinema há outra novidade, este programa prevê que sejam distribuídos mais de mil filmes europeus e o financiamento de 2500 cinemas para assegurar que 50% dos filmes exibidos sejam europeus.

Este programa terá de passar ainda pela aprovação dos 27 países que compôe a UE e só depois serão abertas as candidaturas para o mesmo. Esperemos que Portugal e o seu governo não se lembrem de rejeitar este plano de apoio para os profissionais das nossas áreas. É chegada a altura de este governo perceber o que é óbvio, que não só a Cultura é essencial para o desenvolvimento dos países e das suas populações, como ela garante o aparecimento de novos postos de trabalho e de retorno financeiro para a economia.