ARQUIVO
Notícias
 

Guimarães 2012 - Capital Europeia da Vergonha!
há 598 semanas

JOÃO SERRA MENTE NO PARLAMENTO - GUIMARÃES 2012 - CAPITAL EUROPEIA DA VERGONHA

 

João Serra, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, intimado a responder, em sede de Comissão Parlamentar de Cultura, pelas colossais dívidas do Evento a que preside aos principais artífices de Guimarães CEC – os artistas e os técnicos – mente aos deputados, como havia já mentido à Comunicação Social e ao País, garantindo, à revelia de toda a evidência que as dívidas estão quase saldadas e que “todos as estruturas artísticas receberam já pelo menos uma parte da verba em dívida”.

 

Em Guimarães a Capital Europeia da Vergonha continua a desenrolar-se. Enquanto artistas e estruturas cumprem os compromissos que contratualizaram com a CEC, continuando a “animar a Festa”, é a CEC quem continua a não cumprir a sua parte.

 

Como é já largamente sabido, desde há meses que ocorrem incumprimentos nos pagamentos devidos a estruturas e artistas. Neste momento há estruturas que têm a sua sobrevivência comprometida, como é exemplo o caso da "Eira". Francisco Camacho assina uma carta aberta a Jorge Sampaio, membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães e a Androulla Vassiliou, Comissária Europeia da Cultura. (link no final)

 

O CENA enviou já, com conhecimento público, uma carta para a Fundação (link no final), à qual não obteve resposta. Inquirido pelos deputados sobre esta ausência de “cordialidade democrática e institucional” João Serra, uma vez mais, remete-se ao silêncio. Silêncio a que também se sentem votados os artistas e estruturas artísticas , por trás do diáfano manto de vergonha que cobre Guimarães CEC.

 

Na passada terça feira a Comissão de Cultura da Assembleia da República ouviu o CENA e outros representantes dos trabalhadores e das estruturas. Nessa audição, vários foram os relatos de promessas nunca cumpridas por parte da CEC.

 

Assim vem, mais uma vez, o CENA deixar aqui duas perguntas simples e claras aos responsáveis da CEC:

 

- pode a CEC garantir que até ao final do ano todas as dívidas serão saldadas?

 

- qual é a razão objectiva para todos estes atrasos nos pagamentos?

Após muitas pseudo – explicações em economês vernáculo, continuamos a não saber, como dizia um dos representantes dos artistas – “quem nos está a matar?!”

 

Uma solicitação final ao Dr. Jorge Sampaio e restantes membros do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães: tenham a decência de se pronunciar publicamente sobre esta situação vergonhosa e insustentável para a sobrevivência de várias estruturas e artistas e para o bom nome da própria CEC.

 

A direcção do CENA

 

 

Carta aberta a Jorge Sampaio: http://www.eira.pt/?lg=1&id=3&cnid=29&nid=194

Carta aberta a Androulla Vassiliou: http://www.eira.pt/?lg=2&id=8&cnid=30&nid=195

Carta enviada pelo CENA à Fundação: http://cenasindicato.org/noticias//2012-08/entry.html?ref=58&blog=noticias


Notícia RTP: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=600910&tm=4&layout=121&visual=49

Notícia SIC N: http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2012/11/05/cena-acusa-presidente-da-fundacao-cidade-de-guimaraes-de-ter-mentido-no-parlamento