ARQUIVO
Notícias
 

Dia Mundial da Dança
há 572 semanas

Que este dia 29 de Abril assinale um marco na defesa de melhores condições para a dança e para os seus profissionais, ajudando a que no futuro possamos fazê-la e vê-la com uma só preocupação: a sua fruição.

O CENA divulga a mensagem oficial do Dia Mundial da Dança escrita pelo presidente do CID - Conselho Internacional da Dança:

"Em 1973, um grupo de pessoas de diversos países se reuniram dentro do "Palais de l'UNESCO" em Paris, para fundar o Conselho Internacional de Dança. A organização mundial para a arte da música já existia há muitos anos, bem como a do teatro, por isso era natural que se pensasse que a dança deveria ter seu próprio órgão.

Os fundadores eram profissionais da dança ativos em balé clássico e dança moderna; os membros posteriores também continuaram sendo renomados bailarinos, coreógrafos e professores de dança destas duas áreas, de vários países, principalmente europeus. O consagrado coreógrafo alemão Kurt Jooss foi eleito como Presidente.

Muito mais tarde, a partir de 1999, a participação foi aberta a personalidades de outras formas de dança: contemporâneo, tango, indiano, terapêutica tradicional, oriental etc. Agora pode-se dizer que a CID é verdadeiramente representativa quando se trata de dançar expressões idiomáticas, áreas geográficas e funções. Estudiosos constituem um número expressivo: professores universitários, detentores de título de doutor(a), autores de livros de dança, pesquisadores. Organizações como federações, sindicatos, departamentos universitários, associações ou agrupamentos regionais permanecem como a categoria mais importante de membros.

O portal do CID é uma ferramenta útil para qualquer um na área, pois contém a lista completa dos membros, bem como os livros e revistas publicados por seus membros, que também são autores. O recurso mais usado é o Diretório Global Dance, contendo mais de 300 mil profissionais de dança em 200 países, um feito único entre todas as artes e ciências. O Dia da Dança é o programa mais conhecido, comemorado em todas as partes do globo.

Cada profissional ativo em dança é convidado a solicitar a adesão, os candidatos são admitidos após avaliação de seu perfil ou após a nomeação por outro membro. O número de membros cresce constantemente, como uma prova de vitalidade e abertura. O "Dança Day 2013" é dedicado ao 40 º aniversário da CID. Quanto mais forte se torna o CID mais dançarinos vão se sentir unidos e fortalecidos."

Alkis Raftis
presidente do Conselho Internacional de Dança CID

(tradução em português do Brasil)