ARQUIVO
Notícias
 

Ontem foi dia de reunião no CENA
há 562 semanas

Durante 3 horas, membros dos orgãos sociais do CENA e associados, conversaram sobre alguns dos problemas mais significativos para as nossas diferentes profissões. Dos problemas concretos em alguns locais de trabalho, até aos problemas gerais que abrangem a maioria dos profissionais do espectáculo e do audiovisual, foi grande a diversidade de opiniões, queixas e propostas.

A reunião foi extremamente útil para que a direcção possa desenvolver o seu trabalho com maior ligação aos reais problemas dos trabalhadores.

Sobre alguns casos concretos, não faremos menção pública, de modo a não prejudicar quer os trabalhadores, quer a acção sindical futura. Podemos no entanto adiantar que as faltas e atrasos de pagamento são uma constante. Muitas empresas continuam a refugia-se na batalha jurídica para eternizarem estas situações, prejudicando os trabalhadores da forma mais baixa possível, o elementar direito à remuneração laboral.

É também transversal às várias áreas, a pressão psicológica sentida nos locais de trabalho e a tentativa constante de colocar os trabalhadores uns contra os outros. Só uma grande coesão de todos os profissionais pode contrariar esta situação.

Podemos adiantar que para estes casos concretos, esperamos actuar em breve e, com os trabalhadores, elaborar respostas eficazes para o solucionamento dos mesmos.

Como não podia deixar de ser, uma parte da conversa esteve ligada aos vários problemas com a Segurança Social, criados pela contratação precária ilegal, os famosos falsos recibos verdes. O CENA tem desenvolvido e colaborado em acções de reivindicação e protesto. Temos também oferecido informação útil e atempada que ajuda a minorar o impacto da precariedade na vida dos trabalhadores, mas queremos fazer mais e melhor nesta área.

E uma das soluções para eliminar a precariedade laboral é, obviamente, a necessidade de exigir contratos de trabalho legais e que reflictam de forma correcta as relações laborais entre empregadores e trabalhadores. E a conversa também passou por aqui, durante grande parte da reunião. Ao falarmos de contratação, a certificação profissional séria e eficaz é uma das necessidades sentidas para exigir, mais consistentemente, essa mesma contratação.

Consideramos que esta iniciativa foi bastante importante e achamos que ela se deve repetir. Queremos que o CENA tenha contacto mais permanente com os seus associados e queremos que eles e os outros trabalhadores sintam que podem contar, sempre, com o CENA.