ARQUIVO
Notícias
 

Dialectus no "Ganhem Vergonha!"
há +556 semanas

Pode ler as queixas através deste link. Nesta notícia do "Ganhem Vergonha!" encontrarão links para mais denúncias publicadas noutros portais.

Publicada nova Lei de combate a falsos recibos verdes
há +556 semanas

Da discussão parlamentar da Iniciativa Legislativa de Cidadãos - Lei Contra a Precariedade, resultou a aprovação da Lei 63/2013, que combate os falsos recibos verdes. Na altura da sua aprovação parlamentar fizemos um pequeno resumo do novo mecanismo de detecção e legalização das relações laborais dos trabalhadores a falsos recibos verdes, pode lê-lo aqui.

Esta nova Lei entrará em vigor no dia 1 de Setembro deste ano e poderá ajudar milhares de trabalhadores a garantir que os seus direitos são reconhecidos. Incentivamos todos os trabalhadores dos nossos sectores - sectores em que a precariedade dos falsos recibos verdes atingiu proporções inadmissíveis -, a utilizarem, sempre que possível, este novo mecanismo legal. O CENA está à disposição para esclarecer qualquer dúvida e para ajudar com os processos que os profissionais queiram iniciar.

Lei publicada no Diário da República.

Dialectus: denúncia pública
há +556 semanas

Após a sessão de esclarecimentos sobre a situação da Dialectus, onde reunimos com vários ex-contratados desta empresa, decidimos avançar com uma acção de denúncia pública com a colaboração de ex-trabalhadores da Dialectus que nos procuraram em busca de apoio.

O CENA vem assim reforçar o seu apoio a todos aqueles que trabalharam na Dialectus e que têm salários e subsídios em atraso, e que continuam sem qualquer resposta ou esclarecimento sobre esta situação.

No dia 2 de Setembro às 15h, segunda-feira, marcamos presença em frente à Dialectus para demonstrar que não desistimos de exigir o pagamentos dos salários em atraso e o reconhecimento dos direitos em falta a todos aqueles que trabalharam na empresa.

Participa nesta acção e divulga-a a outros trabalhadores enganados e prejudicados pela Dialectus. 

Queremos também alertar possíveis novos trabalhadores contratados por esta empresa. 

Haverá recolha de depoimentos em vídeo para quem quiser deixar um resumo do seu caso, pelo que pedimos que possam levar documentação necessária. 

O ponto de encontro será às 14h30 na Escola Amélia Rey Colaço, Rua Manuel Ferreira, Alto Santa Catarina, 2795 - 999 LINDA-A-VELHA, na rua da Dialectus. Depois seguiremos para a porta da empresa.

Se permitimos que a Dialectus continue impune, outras lhe seguirão o exemplo, perpetuando a situação inadmissível  de trabalhar sem se ser pago, ou seja, de pagar para trabalhar.  

Não é preciso estar inscrito no CENA para participar nesta acção.

Caderno "CGTP Cultura"
há +557 semanas

Deixamos aqui o link para os nº4 da Série II do caderno "CGTP Cultura". Neste número destacam-se os artigos sobre "o Douro na escrita de Alves Redol", autor que é tema da crónica de Domingos Lobo, uma entrevista a Augusto Flor, Presidente da Confederação das Colectividades de Cultura, Desporto e Recreio, e a opinião de Mário Rui num artigo intitulado "Austeridade e Cultura: a impossibilidade da coexistência".

Para os sócios do CENA aconselhamos uma espreitadela aos Protocolos de que podem usufruir os sócios dos Sindicatos CGTP.

Leia aqui o CGTP Cultura

Consultas de Psicologia também no Porto
há +560 semanas

Como Sindicato de âmbito nacional, o CENA tem tentado alargar, geograficamente, os serviços e protocolos disponíveis para associados. A novidade de hoje é o estabelecimento de um protocolo com a Dra. Maria Teresa Oliveira, psicóloga. As consultas terão lugar no seu consultório situado na Foz do Douro, no Porto. Os associados do CENA e os seus familiares directos, pagarão 25 euros por consulta.

A marcação das consultas é efectuada através dos serviços do CENA, através do telefone: 21 396 6551, do telemóvel: 91 231 8543, e do e-mail: mail@cenasindicato.org

Esperamos muito em breve dar notícia de mais protocolos na zona norte do país.

Relembramos que toda informação dos protocolos está permanentemente disponível no nosso site. Na página inicial em "SERVIÇOS PARA SÓCIOS", e na barra superior na caixa "SÓCIOS", sub-caixa "SERVIÇOS PARA SÓCIOS".