ARQUIVO
Notícias
 

Boas Festas com a CML?
há 538 semanas

Os intérpretes do "Baile" receberam finalmente o pagamento pelo seu trabalho. Como o CENA já havia denunciado, estes trabalhadores e trabalhadoras viram-se prejudicados e lesados pela Câmara Municipal de Lisboa, que não cumpriu nenhum dos prazos acordados.

O CENA manifesta toda a sua solidariedade com a luta destes profissionais e subscreve o comunicado que, oportunamente, decidiram enviar à Câmara Municipal de Lisboa e que transcrevemos.
 
Para estas e outras lutas, que o novo ano deixa antever, contamos com todos e todas, firmes, mobilizados e criativos.
 
Façamos renascer a Cultura e a Arte em 2014, e lutemos por mais trabalho com direitos.
 
 
"Comunicado do grupo de intérpretes "Baile":

Para terminar o Natal em beleza: há dias e com vários meses de atraso a Câmara Municipal de Lisboa pagou finalmente aos intérpretes, contratados pela SOU Companhia, o cachet dos sete "Bailes no bairro" do programa "Mais Cultura".
Mesmo assim, um grupo de intérpretes decidiu na véspera de Natal manifestar o seu desagrado mediante um comunicado com o seguinte conteúdo:

Boas Festas com a Câmara Municipal de Lisboa?

Os intérpretes/artistas, trabalhadores no espectáculo “Baile no bairro”, encomendado pelo Pelouro de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa à SOU Companhia no âmbito da programação “Mais Cultura” e representado com grande êxito em sete bairros de Lisboa entre maio e setembro 2013, vêm por esta missiva manifestar publicamente o seu repúdio pelos sucessivos adiamentos (por causa de intermináveis procedimentos burocráticos), primeiro da celebração do contrato respeitante a este projecto e consequentemente a seguir do pagamento dos respectivos salários aos intérpretes, num montante de várias dezenas de milhares de euros.

A CML mostra-se assim um empregador mau cumpridor de deveres perante os artistas contratados, atitude particularmente reprovável num ano de eleições municipais e tratando-se dum grupo de trabalhadores precários, já muito penalizado pela política bárbara do Estado na área da Cultura.

Exigimos dignidade no trabalho!"

Catarina Ribeiro   Félix Lozano   Gil Dionísio   Luís Bastos
Miguel Tapadas   Rini Luyks   Telma Pereira