ARQUIVO
Notícias
 

Transporte de instrumentos no avião
há +534 semanas

Viajar com instrumentos musicais de pequeno porte no avião está-se a tornar mais complicado e caro. É cada vez mais comum ouvirem-se testemunhos de músicos com problemas nos aeroportos porque no check-in não os deixam levar os seus instrumentos na cabine, como era normal acontecer. Até há pouco tempo as normas de bagagem de mão das linhas aéreas não eram restritivas ao ponto de inviabilizarem o transporte de violinos, violas, guitarras, e outros pequenos instrumentos em cabine. O aumento de pessoas que viajam unicamente com bagagem de mão parece ter levado as companhias aéreas a sentir a necessidade de restringir este tipo de bagagem. As normas da bagagem de mão não são iguais para todas as companhias mas assemelham-se bastante, contudo relativamente à questão específica do transporte de instrumentos de pequeno porte as linhas aéreas têm abordado a questão de forma mais variada e às vezes evasiva. Algumas não são explícitas, outras permitem-nos e outras ainda colocam condições.

 

Em Março 2013 a CE publicou uma proposta de revisão dos regulamentos refentes aos direitos dos passageiros que será votada em breve. Esta proposta aborda pela primeira vez a questão dos músicos a viajar com instrumentos no avião e obriga as linhas aéreas a aceitarem pequenos instrumentos na cabine, sob condições específicas. A FIM (Federação Internacional de Músicos) tem sido muito proactiva contactando a EC e fazendo lobby, tendo entregue recentemente um abaixo- assinado com 43 000 assinaturas.

 

Entretanto interessa saber qual a posição das linhas áreas relativamente a esta questão. De seguida apresenta-se uma pequena tabela relativamente a 5 linhas.

 

Linha

Dimensões da bagagem de mão

Instrumentos

TAP

115cm:55x40x20

Não menciona pequenos instrumentos. Quando questionada por escrito a TAP remeteu para os serviços telefónicos das reservas que dizem ser possível transportar um pequeno instrumento em cabine, sempre e quando o somatório das suas 3 dimensões não exceda 115cm .

Iberia

56x45x25

Os instrumentos musicais cujas dimensões não ultrapassem os 30x120x38 cm (medidas de una guitarra standard) podem ser levadas em cabine como única peça de bagagem de mão permitida

Air France

55x35x25

Pode ser transportado um violino em cabine se não exceder 12 kg

KLM

55x35x25

Um instrumento de pequenas dimensões, por exemplo um violino, pode ser transportado em vez duma bagagem de mão. Precisa de caber no compartimento superior, não pode pesar mais de 12 kg (18 kg em Business) e as medidas não podem exceder 55 x 25 x 35 cm.

Easyjet

50x40x20

Podem ser transportados instrumentos musicais como bagagem de mão desde que as suas dimensões (incluindo o estojo) não exceda 30cm x 120cm x 38cm e condicionado ao espaço disponível nos compartimentos por cima das cabeças. Não será permitida uma segunda bagagem de mão.

 

Esta informação foi recolhida da web, de notar que no caso da Air France a informação consta no facebook da empresa como resposta a uma questão colocada por um passageiro. Relativamente à KLM a informação é contraditória pois um violino mede mais do que 55 cm. A TAP não quis responder por escrito. No fundo destas 5 empresas só duas são explícitas relativamente à sua política de transporte de pequenos instrumentos: a Ibéria e a Easyjet.

 

Resta então esperar que o resultado da alteração da regulamentação seja favorável aos músicos e que as companhias assumam uma postura de promoção das artes, neste caso da música. Em Portugal o caso é particularmente complexo por não temos o comboio como alternativa para nos deslocarmos ao resto da Europa, parece indispensável que a nossa linha aérea esteja devidamente sensibilizada. Claro que a concorrência pode ajudar