ARQUIVO
Notícias
 

Filme RENESSE - remunerações inaceitáveis
há +445 semanas

Chegou ao conhecimento do CENA que o filme RENESSE, em rodagem no Algarve, lançou um casting aberto para figuração e figuração especial. As remunerações propostas são inaceitáveis e no seguimento desta denúncia o CENA enviou aos produtores a carta que abaixo traduzimos. Apelamos a todos os profissionais e amadores para que não aceitem semelhantes condições de trabalho, uma vez que os desrespeitam individualmente ao mesmo tempo que minam as condições laborais de todos os que trabalham em cinema em Portugal.

 

Versão portuguesa:

"Caros produtores e financiadores do filme RENESSE,

Como Sindicato de defesa de actores e restantes trabalhadores do cinema e do audiovisual português, chegou-nos uma queixa acerca da vossa contratação de figurantes para o filme RENESSE. Fomos informados de que as compensações, como são chamadas, são de 20 euros por um longo dia de trabalho, 75 euros para figuração especial, isto é, com texto.

Estas tabelas seriam suficientes para que reagíssemos, mas soubemos entretanto que também procuram uma figurante para filmar uma cena de nu, "compensando-a" com os mesmos 75 euros que destinam à figuração especial. Nem na televisão portuguesa, que não remunera como devia a sua figuração, qualquer produtor proporia um cachet de 75 euros para filmar um nu, mesmo que o rosto seja irreconhecível.

Estas tabelas são inaceitáveis, independentemente das respostas positivas que recebam por parte de pessoas ansiosas por participar num filme - e não duvidamos de que as recebam. Inaceitáveis porque não respeitam o trabalho dos figurantes e inaceitáveis porque minam as condições de trabalho de todos os profissionais do cinema a trabalhar em Portugal.

Pedimo-vos, portanto, que repensem seriamente a vossa política de contratação."

 

English version:

"Dear Producers and Supporters of the feature film RENESSE,

As a Union defending actors and other workers in portuguese filmmaking, it has come to our attention a complaint about your hiring of extras for your RENESSE feature film. We were informed that the compensations, as you call it, are 20 euros for a long day’s work, 75 euros for an extra with speaking lines.

This would be enough for us to react, but we also know you’re looking for an extra to shoot a nude, “compensating” her with the same 75 euros. Not even in portuguese television, which should pay higher than it does, would any producer propose a 75 euros fee to appear in a nude shot, even if noone recognizes you.

These offers are unacceptable, no matter if you do get positive answers from people eager to be in a movie - and we don’t doubt you will or have. Unacceptable because they don’t respect the work of the extras and unacceptable because they mine the labour of every portuguese professional in film making.

We ask you, therefore, to seriously rethink your hiring policy."