Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2016
Do encenador russo, Anatoli Vassiliev
Precisamos do teatro?
Esta é a questão que colocam milhares de profissionais desapontados com o teatro e milhões de pessoas cansados dele.
Para que precisamos dele?
Nos anos em que a cena é tão insignificante em comparação com os quadrados urbanos e as terras estatais, onde se deselaçam as tragédias autênticas da vida real.
Que é ele para nós?
Galerias e balcões dourados nas salas de teatro, cadeirões de veludo, alas sujas dos palcos, as vozes bem polidas dos actores ou vice-versa, algo que pode parecer aparentemente diferente: caixas negras, manchadas com lama e sangue, com um monte de raivosos corpos nus lá dentro.
Que é capaz de nos dizer?
Tudo!
O teatro pode dizer-nos tudo.
Como os deuses habitam nos ceus, e como os prisioneiros definham em esquecidas cavernas subterrâneas, e como a paixão nos pode elevar, e como o amor pode arruinar, e como ninguem precisa de uma boa pessoa neste mundo, e como a decepção reina, e como pessoas vivem em apartamentos, enquanto crianças murcham em camps de refugiados, e como eles têm todos de regressar ao deserto, e como dia após dia somos forçados a afastar-nos dos nossos entes queridos, o teatro pode contar tudo.
O teatro tem sido sempre e permanecerá para sempre.
E agora, nos últimos cinquenta ou setenta anos, é particularmente necessário. Porque se olharmos para todas as artes públicas, podemos ver imediatamente que apenas o teatro nos dá a palavra de boca a boca, o olhar de olhos nos olhos, o gesto de mão em mão, e de corpo para corpo. Não precisa de qualquer intermediário para funcionar entre seres humanos constitui o lado mais transparente da luz, não pertence ao sul, ou ao norte, ou ao este, ou oeste não, é a essência da própria luz, brilhando de todos os quatro cantos do mundo, imediatamente reconhecível por qualquer pessoa, quer seja hostil ou amistoso para com ele.
E nós precisamos de um teatro que permaneça sempre diferente, precisamos de um teatro de muitos tipos diferentes.
Porém, penso que entre todas as formas e feitios do teatro, as suas formas arcaicas serão agora as mais procuradas. O teatro das formas ritualizadas não deve estar artificialmente oposto ao das nações civilizadas. A cultura secular está agora cada vez mais emasculada, a chamada informação cultural substituiu gradualmente e empurra para fora entidades simples, assim como a nossa esperança de eventualmente as encontrarmos um dia.
Mas eu posso vê-lo claramente agora: o teatro está a abrir as portas amplamente. Entrada livre para tudo e todos.
Mandem os dispositivos e computadores ao inferno vão ao teatro, ocupem filas inteiras nas plateias e galerias, oiçam a palavra e olhem as imagens vivas! é teatro diante de vós, não o negligenciem e não percam a oportunidade de participar nele talvez a mais preciosa oportunidade que partilhamos nas nossas vãs e apressadas vidas.
Nós precisamos de todos os tipos de teatro.
Há apenas um tipo de teatro que seguramente ninguém precisa refiro-me ao teatro dos jogos políticos, o teatro das ratoeiras políticas, o teatro dos políticos, o teatro fútil da política. O que certamente não precisamos é o teatro do terror diário quer seja individual ou colectivo, o que não precisamos é o teatro de corpos e sangue nas ruas e praças, nas capitais ou nas províncias, o teatro falso de conflitos entre religiões ou grupos étnicos...
Tradução: André Levy