ARQUIVO
Notícias
 

Sobre a demissão de João Soares
há 418 semanas

João Soares já não é Ministro da Cultura. Os factos que levaram a esta demissão são bem conhecidos e sobre os mesmos não nos parece necessário tecer grandes comentários. Interessa agora olhar para o futuro. Para o CENA e para os trabalhadores e trabalhadoras do sector, interessa que o próximo ministro ou ministra façam o que João Soares não quis ou não conseguiu fazer nos poucos meses em que ocupou o lugar no Palácio da Ajuda. 

Interessa, desde logo, que a próxima pessoa que ocupar o cargo, exiga, dentro do governo, um aumento sgnificativo das verbas destinadas à Cultura e à criação artística. Interessa que a próxima ou próximo ministro esteja atento aos problemas dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura encontrando soluções legais, permitindo que as estruturas estatais e as independentes, financiadas e não financiadas, consigam consolidar e aumentar o seu volume de produção. 

Como sempre temos vindo a dizer, mais do que os nomes e as caras de quem ocupa esta ou aquela posição, o mais importante são as políticas para o sector. 

Como consequência desta demissão, foi cancelada a reunião de segunda feira que o CENA e o STE teriam com a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal.