ARQUIVO
Notícias
 

CENA e STE: aprofundamento e aumento do trabalho unitário
há +418 semanas

Dando seguimento ao trabalho unitário desenvolvido nos últimos meses, estiveram reunidas as direcções do CENA e do STE. O motivo e objectivo deste encontro, que foi alcançado durante a reunião, era o de perceber e traçar o caminho comum para uma intervenção mais eficaz, tanto no curto como no médio e longo prazo.

As primeiras iniciativas serão as seguintes:

- solicitar reunião conjunta com o novo Ministro da Cultura, como forma de apresentar o abaixo-assinado "Exigências Imediatas para a Cultura", que devido ao agendamento tardio de reunião e à recente demissão dos anteriores responsáveis pela tutela, acabou por nunca ser apresentado ao governo;

- solicitar reunião conjunta com o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, onde através de casos concretos iremos fazer o nosso diagnóstico da situação laboral do sector e exigir medidas concretas e céleres;

- marcar novo encontro entre direcções - alargado aos departamentos jurídicos e outros membros dos orgãos sociais - com o objectivo único de encontrar soluções concretas de regulamentação laboral para as especificidades das nossas profissões;

- marcar presença conjunta no desfile do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, mostrando assim o reforço da unidade entre os dois sindicatos.

Estão também a ser estudadas outras diligências que visarão dar resposta a casos concretos em locais ou sectores de trabalho. Com o decorrer destas iniciativas, surgirão certamente novas acções e posições conjuntas dos dois sindicatos das quais iremos dando notícia.

Acreditamos que para os trabalhadores e trabalhadoras do sector, e também para o CENA e o STE, este é o caminho certo a seguir. É necessário reunir todos as forças e esforços para responder à atomização dos locais de trabalho e à degradação das condições salariais e contratuais, que transformaram precariedade e baixos salários como condição permanente para a esmagadora maioria de quem trabalha no sector.

Esta unidade reforça-se e renova-se com o fortalecimento das duas estruturas sindicais, com mais trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados, emprestando ao CENA e ao STE mais poder de acção nos locais e sectores de trabalho.

Ao trabalho!