ARQUIVO
Notícias
 

AG: Relatório e Contas aprovados
há +417 semanas

A Assembleia-Geral Ordinária do dia 19 de Abril, aprovou o Relatório de Actividades e as Contas de 2015 do nosso Sindicato. Houve ainda tempo para fazer um balanço da acção presente e para delinear algumas estratégias nas diversas áreas de intervenção.

Relatório de Actividades

A AG valorizou o trabalho desenvolvido durante o ano de 2015, que a meio do ano viu serem eleitos os novos Órgãos Sociais. Explicou a direcção que este Relatório não espelha na sua totalidade o Plano de Actividades que estava proposto para o ano transacto, mas que em algumas áreas ele foi até para lá das expectativas iniciais. Isto acontece por causa dos casos específicos que vão aparecendo e a que o Sindicato tem de dar resposta. Acontece também por causa da complexidade e morosidade de alguns objectivos a que o CENA se tem proposto e que, não dependendo inteiramente do nosso trabalho, obrigam a acções mais distendidas no tempo.

O documento foi aprovado por unanimidade.

Contas

As Contas de 2015 são o reflexo da situação social e financeira dos trabalhadores e trabalhadoras do sector, bem patente nos resultados do Questionário que fizemos aos profissionais do sector. Apesar de ter havido um número encorajador de sindicalizações, uma parte significativa dos novos sócios acaba por se enquadrar na quota social, já que os seus rendimentos são bastante baixos. Os atrasos no pagamento das quotas não têm também ajudado à gestão dos nossos recursos, e é por isso que a direcção irá tentar que tanto os novos associados como os mais antigos, passem a descontar as suas quotas sempre através do desconto de empresa/estrutura e, no caso dos trabalhadores sem contrato de trabalho, por débito directo.

É por isso vital que todos os membros do CENA se disponham a inverter esta situação, tentado sindicalizar o maior número possível de profissionais e passando a controlar de forma mais eficaz o pagamento da sua quota. O reforço da capacidade financeira do CENA e o aumento de associados, garantem uma maior estabilidade do nosso trabalho e aumentam a capacidade e a velocidade de intervenção.

O documento foi aprovado por unanimidade.

Acção Sindical

Houve ainda tempo para que a direcção expusesse o que já foi feito em 2016 e o que quer leva a cabo até ao final do ano. As recentes reuniões tidas com os partidos políticos e o trabalho conjunto realizado com o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo, abriram um vasto conjunto de novas possibilidades e perspectivas de intervenção, quer pelas portas deixadas em aberto na AR, que demonstram ser possível ver aprovadas alumas matérias relativas à regulamentação laboral, quer pelas novas forças que o trabalho unitário com o STE garante.

Os sócios presentes fizeram um pequeno balanço dos seus locais/áreas de trabalho e mostraram disponibilidade para aumentar a sua participação no dia-a-dia do CENA, contribuindo para um tratamento mais informado e assertivo dos problemas vividos pelos trabalhadores e trabalhadoras do sector.