Foi assinado ontem, dia 6 de Junho de 2016, o Protocolo de Cooperação para a criação de um Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja. O convite que a Câmara Municipal de Beja nos endereçou, e que muito nos honra, era irrecusável.
O município de Beja tem assumido um papel relevantíssimo na preservação e divulgação deste património cultural que teve um dos seus expoentes máximos com o reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, uma das áreas de intervenção deste centro. Também as outras formas de expressão da música tradicional, a literatura e as histórias orais e outras áreas que se venham a individualizar, serão salvaguardados por este Centro UNESCO, que nascerá nas antigas instalações do Clube Bejense.
Este protocolo foi celebrado entre a Câmara Municipal de Beja e os seguintes parceiros: CENA - representado pelos dirigentes Hélder Gamboa e Luís Cunha; Comissão Nacional da UNESCO; Direcção Regional de Cultura do Alentejo; Centro Nacional de Cultura; Fundação AgaKhan; MODA - Associação do Cante Alentejano; Confraria Gastronómica do Alentejo.