ARQUIVO
Notícias
 

Ensino Artístico Especializado: tempo de serviço a partir de 1 de Setembro
há +384 semanas

A Direcção-Geral da Administração Escolar, depois de decisão do Ministério da Educação, informou todos os estabelecimentos de ensino de que o tempo de serviço dos professores contratados do Ensino Artístico Especializado da Música e da Dança será contada a partir do dia 1 de Setembro.

É assim atendida uma das reivindicações destes professores, trazendo justiça e equidade à contagem do seu tempo de serviço.

O pagamento do mês de Setembro continua a ser feito apenas após o dia útil seguinte à data de aceitação na aplicação informática, tendo este ano sido paga a caducidade do contrato anterior.

Se algum destes professores se deparar com alguma situação de incumprimento desta decisão, solicitamos que se dirijam ao seu Sindicato para que seja exigida a correcção da situação.

 

Plano de Actividades e Orçamento para 2017 aprovados
há +384 semanas

A Assembleia-Geral do CENA aprovou ontem, dia 13 de Dezembro, o Plano de Actividades e o Orçamento para 2017 apresentados pela direcção. Os dois documentos foram aprovados por unanimidade e representam mais um passo na importante afirmação e consolidação do CENA como entidade fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores e como interlucotor activo e decisivo para que o sector da cultura e das artes conquiste o espaço que lhe é devido.

No primeiro ponto da Ordem de Trabalhos da AG, foram dadas várias informações sobre os dossiers que o CENA tem neste momento em aberto. Foi também feito um ponto de situação sobre os contactos individuais que o Sindicato tem realizado para actualização de dados e regularização de quotas dos seus associados, factores fundamentais para o bom funcionamento.

Cabe agora a todos os dirigentes e sócios do CENA trabalhar e contribuir para o bom cumprimento do Plano de Actividades e do Orçamento, com a certeza de que o cumprimento dos seus pontos representarão avanços decisivos para a conquista de direitos laborais e sociais e também para o fortalecimento estrutural do Sindicato.

Que venha 2017!

DGArtes: reformulação dos concursos de apoio às artes
há +384 semanas

O CENA, o STE, a PLATEIA, a REDE e a APGA estiveram ontem reunidos com a Direcção-Geral das Artes para discutir as alterações aos concursos de apoio às artes. Para os sindicatos, ficou patente que, para um processo que se queria participado e que assim foi anunciado, o tempo e o espaço para esse envolvimento são já muito curtos.

Ainda assim, e fruto de discussão prévia e de troca de ideias regulares com trabalhadores e com alguns responsáveis de estruturas de criação, o CENA e o STE apresentaram um documento conjunto com propostas que nos parecem ser consensuais ou com apoio maioritário do sector.

Estas propostas inserem-se em três eixos fundamentais: condições e direitos laborais, combatendo a precariedade; reforço e distribuição do financiamento; simplificação dos concursos e cumprimento das datas estipuladas para abertura.

Fica agora a expectativa de que algumas das nossas propostas sejam reflectidas nas novas fórmulas de concurso. Dentro da janela temporal que nos foi apresentada, ponderaremos apresentar ainda mais propostas que dêem solução a alguns dos temas abordados na reunião.

Extensão dos apoios para 2017

Não sendo esse o tema central da reunião, não deixaram o CENA e o STE de indagar sobre o ano de 2017. Fomos então informados de que na sexta feira passada, todas as 127 entidades financiadas pela DGArtes no ano de 2016, receberam a comunicação formal de que os seus contratos serão estendidos por mais um ano, mediante apresentação de um plano de actividades e dos restantes trâmites legais até ao dia 28 de Dezembro.

Esta extensão confirma assim a manutenção do financiamento para todas estas entidades com valores iguais aos de 2016, não se fazendo o necessário aumento que lhes permitiria solidificar o seu projecto artístico. No entanto, ficou a porta aberta para que em 2017 possam ser abertas novas linhas de financiamento, não sendo no entanto evidente que forma terão esses apoios.

 

 

A APORMAR informa: Peel Talent (RU) está a recrutar
há +386 semanas

A Agência Portuguesa de Marítimos (APORMAR) reuniu com a Peel Talent, do Reino Unido. Esta empresa está a recrutar trabalhadores do espectáculo e do audiovisual para trabalhar em navios de cruzeiros de várias companhias.

Os interessados deverão contactar a gestora Lucy Steer. Saiba mais aqui.

Estes recrutamentos não estão a ser feitos através da APORMAR, mas informamos que, em caso de dúvida, tanto o CENA como a APORMAR poderão ajudar no esclarecimento.

O Centro UNESCO de Beja começa a ganhar forma
há +386 semanas

No dia 24 de Novembro estiveram reunidos os parceiros do Centro UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial de Beja. Muito em breve, será aprovado o Plano de Actividades para 2017.

Durante a reunião foram discutidos um conjunto alargado de temas que constarão desse mesmo Plano e de possibilidades de cooperação deste Centro com outras estruturas e iniciativas que se enquadrem na sua missão. Foram também definidos prazos para a abertura do Centro e para o lançamento do seu sítio digital.

Nesta reunião, o CENA frisou a importância de manter este Centro ligado ao quotidiano das populações, tornando-o num pólo do saber mas também do fazer.