ARQUIVO
Notícias
 

Núcleo Audiovisual do CENA
há +376 semanas

CRIAÇÃO DO NÚCLEO AUDIOVISUAL DO CENA

O CENA é uma estrutura sindical centrada na representação e defesa dos direitos dos trabalhadores das áreas profissionais do Espectáculo e do Audiovisual.

Apesar da vocação agregadora que está na sua génese, a acção plural do CENA necessita do contributo activo dos seus associados, no que diz respeito às especificidades de cada uma das áreas profissionais.

No decorrer do ano de 2016, a intervenção do Sindicato no sector Audiovisual teve um incremento significativo, desde a discussão de dossiers legislativos à denúncia pública de situações de ilegalidade e más práticas.

Para poder dar continuidade a esta intervenção sectorial, reforçando a sua importância, teve lugar uma reunião no passado dia 18 de Janeiro, com o intuito de criar um núcleo de trabalho permanente. Assim nasceu o Núcleo Audiovisual do CENA.

Este grupo, que integra e complementa a acção do Sindicato, congrega representantes de diversas áreas do Audiovisual. Pretende ser um órgão consultivo especializado, aberto à discussão e à participação geral, executando acções concretas de defesa e promoção das várias profissões do sector.

Para além de constituir um observatório do sector, o Núcleo Audiovisual do CENA terá por missão desenvolver acções que contribuam para a melhoria das condições de trabalho e dignificação das nossas profissões.

O sector audiovisual em Portugal caracteriza-se por uma falta de regulamentação e definições laborais elementares que não se coadunam com a sua enorme relevância cultural, económica e social. Entre outras prioridades, urge reavaliar o enquadramento legal existente, analisar as suas debilidades e definir carências concretas a suprir.

Para o ano de 2017 foram já definidas várias actividades – quer internas, quer externas - a ser promovidas pelos membros do Núcleo, em articulação com a direcção do CENA:

- Fazer um levantamento dos documentos existentes relativos à classificação das profissões, definição de categorias profissionais, certificação e outros. 

- Pesquisar documentação conexa, relativa à actividade audiovisual noutros países, para aprofundar o conhecimento de diferentes quadrantes. Traduzir documentos que sejam relevantes e adaptáveis à nossa realidade.

- Organizar sessões de trabalho internas e externas, para desenvolver e apresentar propostas construtivas.

- Criar um espaço de discussão com o STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos) e o SINTTAV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual), com outras associações do sector e também com os partidos para o debate de questões concretas.

- Acreditamos que este é um caminho eficaz para uma intervenção sólida e continuada, criando condições para a constituição de núcleos especializados noutras áreas abrangidas pelo CENA.

Núcleo Audiovisual do CENA

2 de Fevereiro de 2017