ARQUIVO
Notícias
 

As AEC no contexto do Estado de Emergência decorrente da pandemia de COVID-19
há 207 semanas

Com o anúncio do não regresso às escolas no 3º período, milhares de professores de AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, no 1º ciclo, ficaram com as suas vidas suspensas.

Falamos da Escola Pública e de uma grande quantidade de profissionais das mais diversas áreas que aqui trabalham a "recibos verdes" muitos do sector das Artes do Espectáculo.

Com o fecho das escolas muitos destes professores, sem contratos de trabalho, estão ainda sem saber o que lhes acontecerá nestes três meses.

Percorrendo o país de norte a sul, podemos encontrar os casos mais díspares. Algumas AEC dependem de Juntas de Freguesia, outras de Câmaras Municipais, e outras ainda dos Agrupamentos de Escolas. Neste contexto, encontramos quem tenha contrato de trabalho, mas na sua maioria são trabalhadores independentes, a "recibos verdes", sem contrato.

Neste momento, algumas escolas mantêm os professores em aulas à distância, mas em muitas delas os professores foram dispensados. Noutras não têm ainda qualquer resposta.

É urgente que sejam tomadas medidas e que os professores de AEC mantenham o seu vínculo e o seu trabalho com o ensino à distância, mantendo a remuneração prevista até ao final do ano letivo, tal como os restantes professores contratados.

---
#cenaste #cena_ste