ARQUIVO
Notícias
 

Participação do CENA-STE no plenário nacional da CGTP-IN
há 112 semanas
 
 
O CENA-STE esteve hoje no plenário nacional da CGTP-IN, onde se fez o balanço da situação nacional. Os profissionais da Cultura, especialmente afectados pelas relações laborais precárias e pela falta de políticas públicas que defendam a dignidade do seu trabalho, acrescentam a sua voz às reivindicações comuns ali discutidas, essenciais à transformação das condições de vida de todos os trabalhadores e ao avanço no sentido de uma sociedade mais justa.
 
A CGTP-IN prepara a intensificação da acção reivindicativa nos locais de trabalho através do reforço da sindicalização, da defesa dos direitos e da continuação da luta em torno das reivindicações dos trabalhadores, tendo como eixos centrais dessa luta: a erradicação da precariedade, o aumento geral dos salários e os 850 euros para o SMN, a curto prazo, a valorização das carreiras e profissões, o aumento das pensões, as 35 horas para todos e o combate à desregulação dos horários, a revogação das normas gravosas da legislação laboral e a defesa da contratação colectiva.
 
Os trabalhadores mostrarão a sua força nas empresas e nos serviços, mas também na rua. Algumas datas a reter:
 
- 7 a 11 Março, Semana da Igualdade com o lema “A igualdade tem de existir | Para o país evoluir”, em torno das reivindicações específicas das mulheres trabalhadoras, com acções em todos os distritos e convergente no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
 
- 31 de Março, dia nacional de luta dos jovens trabalhadores, com manifestações em Lisboa e no Porto – assinalando o 28 de Março, Dia Nacional da Juventude.
 
- Comemorações do 48.º Aniversário do 25 Abril.
 
- Comemorações do 1.º Maio, de modo a construir uma grandiosa jornada de luta nacional de todos os trabalhadores, em todos os distritos do Continente e nas Regiões Autónomas.
 
O CENA-STE marca presença na defesa dos trabalhadores da Cultura e na valorização de todos os trabalhadores.
 
#cenaste #cena_ste