ARQUIVO
Notícias
 

Mulheres no Trabalho Artístico
há 318 semanas

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, o CENA-STE realizou um debate no São Luiz Teatro Municipal, sobre direitos e igualdades das trabalhadoras do espectáculo e do audiovisual. Foram duas horas em que se partilharam experiências, se colocaram questões e se apontaram algumas soluções. 

No painel moderado pela jornalista Cristina Peres, estiveram Adelaide de Sousa, actriz, Lisa Persson, dir. fotografia e assistente de imagem, Irene Lima, violoncelista da OSP e Fátima Messias, coordenadora da Comissão para a Igualdade Mulheres Homens da CGTP-IN.

Os horários de trabalho que dificultam a conciliação com a vida familiar, os períodos de gravidez e amamentação, o acesso às diferentes profissões e cargos de chefia, as pressões artísticas sentidas no caso da trabalhadoras das artes performativas, os vínculos precários e os baixos salários, foram alguns dos temas debatidos. Ficamos assim com um património de discussão mais alargado e que nos permitirá intervir melhor no futuro relativamente a estas questões.