ARQUIVO
Notícias
 

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO TEATRO DA ZARZUELA
há +317 semanas
CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO TEATRO DA ZARZUELA
Nota de solidariedade do CENA-STE
 
Companheiros e companheiras, 
 
Serve esta mensagem para demonstrar o total apoio do CENA-STE e da Comissão Sindical do OPART (Teatro Nacional São Carlos e Companhia Nacional de Bailado), à greve decidida pelos trabalhadores e trabalhadoras do Teatro da Zarzuela e das restantes estruturas culturais do INAEM, Centro Dramatico Nacional e Auditorio Nacional, e que terá o seu início no dia 24 de Março. 
 
É evidente que vários governos europeus têm optado por, de forma mais ou menos encapotada, destruir vários serviços públicos e na Cultura não há excepções. A fusão do Teatro da Zarzuela com o Teatro Real, gerido por uma fundação, é uma decisão inaceitável que em muito pode prejudicar o acesso e a criação artísticas em Espanha, já que um teatro como o da Zarzuela, quer pela sua missão, quer pelo seu histórico, deve manter-se sempre na esfera de gestão pública, dando resposta a decisões políticas e não obedecendo a interesses comerciais e financeiros. 
 
Em Portugal, lutamos também por um melhor serviço público de Cultura, mais democrático e com um financiamento que permita que a criação, a produção, a divulgação e a fruição culturais sejam garantidas sem constrangimentos e com respeito por condições de trabalho justas e com garantias de melhor protecção social. 
 
Os trabalhadores e trabalhadoras do OPART, estrutura pública da qual fazem parte o Teatro Nacional São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, estão também em luta pelo cumprimento da missão artística da estrutura e por melhores condições de trabalho. No último plenário de 5 de Março, foi decidida a presença junto ao Ministério da Cultura, na reunião entre o Sindicato e o Ministério da Cultura e que ocorrerá no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.
O CENA-STE e os trabalhadores e trabalhadoras, lutam também por melhores condições de trabalho noutros teatros e estruturas públicas, e por mais financiamento para as estruturas de criação independentes apoiadas pelo Orçamento do Estado. 
 
Desejamos que a vossa luta obtenha os resultados pretendidos e expressamos a nossa solidariedade total com os seus objectivos. 
 
Saudações sindicais, 
A direcção do CENA-STE,
e a Comissão Sindical do OPART, E.P.E.