BREVES
Conquista CNB: 35h para todos
Desde o dia 1 de Setembro de 2017, todos os trabalhadores de todos os departamentos da CNB viram os seus horários ajustados para as 35h semanais. O aumento da unidade e da capacidade de reivindicação na CNB e no OPART foi decisiva para alcançar esta conquista, certamente que com este espírito, no futuro outras se seguirão.
TNSC: Delegados Sindicais eleitos
Estão eleitos os Delegados Sindicais no Teatro Nacional de São Carlos. O músico Carolino Carreira e a coralista Madalena Paiva Boléo são os novos representantes dos trabalhadores dentro do Teatro e do OPART,E.P.E. Aos dois desejamos um excelente mandato, contribuindo para o aumento de intervenção e representatividade do Sindicato neste local de trabalho e contribuindo para o reforço da nossa intervenção nesta área disciplinar. 
AMEC-Metropolitana: Respostas à Carta Aberta
Termina hoje a campanha eleitoral e por isso o prazo para as candidaturas à CML responderam à nossa Carta Aberta. Apenas 3 candidaturas tenham dado resposta: PCTP-MRPP e CDU por escrito e PAN em reunião. Leia aqui as opiniões destas candidaturas.
Apoio às Artes: Proposta de Regulamento é insuficiente
O CENA-STE considera que a Proposta de Regulamento dos Programas de Apoio às Artes é insuficiente e continua a não responder a questões importantes para a estabilidade do sector e para os direitos dos trabalhadores. Continuando a existir um grande consenso no sector sobre esta insuficiência, apelamos a que continuem a fazer chegar os vossos parecer através do e-mail: regulamento.artes@mc.gov.pt Leia aqui o parecer do CENA-STE.
Serviços para Sócios
 
Trabalhar num Navio

Formação Trabalhar num Navio

O CENA tem um protocolo de colaboração com a TransporteMaritimoGlobal, responsável pela organização e realização dos Cursos de Formação Trabalhar num Navio. Os associados do CENA beneficiam de 20% de desconto sobre o valor de participação na referida Formação.

Trabalhar em navios de carga ou de cruzeiros, é uma oportunidade que pode e deve considerar. Falamos de um mercado de trabalho internacional compensador, com requisitos particulares em termos sociais e profissionais.

A Formação Trabalhar num Navio tem três objetivos, orientados ao sucesso dos participantes:

- Em primeiro lugar, ensinar e partilhar conhecimento sobre a indústria do transporte marítimo, revelar quais os seus principais intervenientes e os requisitos de acesso profissional, identificar recrutadores e oportunidades de emprego e esclarecer dúvidas sobre as reais condições de vida e de trabalho a bordo de um navio, de carga ou de cruzeiros, em qualquer função;

- Em segundo lugar, identificar os pontos-chave e processos, que potenciam a entrada neste importante segmento de mercado de trabalho, apoiando o desenvolvimento de carreira internacional, através do planeamento de recursos, competências e ações;

- Por último, apoiar a entrada dos formandos no mundo real de trabalho, através das parcerias já estabelecidas, com empresas globais de recrutamento especializado e operadores de navios.

Informação adicional disponível em

www.transportemaritimoglobal.com

Álvaro Sardinha - 91 7020363 - alvarompsardinha@gmail.com


 

EMPREGO

A APORMAR - Agência Portuguesa de Marítimos serve a comunidade de profissionais que trabalham ou que querem trabalhar em navios, promovendo o emprego e o desenvolvimento de carreira profissional. O registo é realizado online em www.apormar.pt , sendo totalmente gratuito.

A Apormar tem já uma série de parcerias com companhias de navios e empresas de recrutamento, nacionais e internacionais, que regularmente emitem convites para trabalho em navios. Estas organizações procuram músicos, profissionais do espetáculo e do audiovisual, oferecendo excelentes condições salariais e de trabalho.

São considerados marítimos todas as pessoas que trabalham a bordo de navios, em qualquer área profissional, incluindo as áreas de hotelaria, turismo, operações de convés e operações de máquinas.