BREVES
Cremilda Gil: 1927 - 2019
Faleceu no passado dia 8 a actriz Cremilda Gil. Foi associado do antigo Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos e chegou a ser Delegada Sindical. A todos os familiares e amigos deixamos o nosso voto de pesar e de celebração pela reconhecida carreira da Cremilda.
NÚCLEO DE ACTORES - SINDICALIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO
O Núcleo de Actores do CENA-STE iniciou um trabalho de fundo que visa sensibilizar mais actores e actrizes para a necessidade de reforçar a representatividade do Sindicato através da sindicalização e que tem também como objectivo criar um conjunto de normas e condições de trabalho e de remuneração para estes trabalhadores. Hoje divulgamos um panfleto de incentivo à sindicalização que será também distribuído nas próximas semanas. Veja aqui o documento.
Guia da SS para Trab. Independentes actualizado
O CENA-STE actualizou o Guia da Segurança Social para Trabalhadores Independentes. Com as alterações do Código Contributivo acabadas de entrar em vigor, esperamos contribuir para o esclarecimento de dúvidas dos trabalhadores do sector relativamente a este novo regime. Veja aqui o Guia renovado.
Actualização da quotização
Com a entrada em vigor do novo Salário Mínimo Nacional, a quota mensal dos associados sem contrato de trabalho, passa agora para os 6€. Pedimos a todos os actuais associados que nos próximos pagamentos alterem o valor ou procedam à alteração das autorizações bancárias em vigor.
Ética profissional
 

O presente código de ética é um conjunto de parâmetros adoptados pela comunidade profissional, que favorece o desenvolvimento sustentado do sector do Espectáculo e Audiovisual e estimula, de forma equilibrada, a progressão das carreiras.

Desta forma, o CENA recomenda:

  1. Zelar pela qualidade do seu desempenho profissional;
  2. Elucidar-se previamente sobre todos os aspectos do trabalho a executar;
  3. Assumir os compromissos contratualmente;
  4. Defender os direitos de autor e direitos conexos, seus e de outros;
  5. Garantir a honestidade e a transparência nas suas acções;
  6. Concorrer com os colegas de forma leal, sem difamar ou prejudicar a moral dos profissionais da sua área;
  7. Respeitar a confidencialidade das informações relacionadas com o trabalho.