BREVES
Um ano de fusão
O CENA-STE comemora o seu primeiro aniversário no próximo dia 15 de Maio. Primeiras iniciativas de comemoração: .17 Maio, ESAP, Porto, conferência “Produção Audiovisual – Condições laborais e Assimetrias Regionais” .2 Junho, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, festa de 1.º aniversário
Mensagem CENA-STE Dia Mundial da Dança 2018 - Solange Melo
O CENA-STE pediu a Solange Melo, bailarina principal da Companhia Nacional de Bailado, para escrever uma mensagem para o 29 de Abril, Dia Mundial da Dança. "Mas o Dia Mundial da Dança é, para além da celebração desta arte sublime, também um dia de memória e de reflexão.(...)Em que pensamos na profissão de bailarino, que é tanto bela como efémera, que vive da paixão mas também do esforço e da dor, relembrando que as dores do corpo se transformam em memórias físicas, mas que nenhuma dor será mais intrínseca que a do fim precoce de uma carreira vivida no estúdio, no palco, e sobretudo a encher a alma de quem vem ver dançar."
Ensino Artístico Especializado presente na manif de dia 19 de Maio
Os professores do Ensino Artístico Especializado decidiram-se pela participação na manifestação de professores do próximo dia 19 de Maio, em Lisboa. A proposta do Ministério da Educação sobre o descongelamento de carreiras e contagem do tempo de serviço, continua a ser inaceitável.
Norte e Centro com e-mails novos!
Os núcleos do Norte e do Centro passam a ter novos e-mails de contacto: norte@cena-ste.org, centro@cena-ste.org. Melhorar o contacto local de sócios e trabalhadores com o Sindicato é fundamental para uma melhor organização.
Ética profissional
 

O presente código de ética é um conjunto de parâmetros adoptados pela comunidade profissional, que favorece o desenvolvimento sustentado do sector do Espectáculo e Audiovisual e estimula, de forma equilibrada, a progressão das carreiras.

Desta forma, o CENA recomenda:

  1. Zelar pela qualidade do seu desempenho profissional;
  2. Elucidar-se previamente sobre todos os aspectos do trabalho a executar;
  3. Assumir os compromissos contratualmente;
  4. Defender os direitos de autor e direitos conexos, seus e de outros;
  5. Garantir a honestidade e a transparência nas suas acções;
  6. Concorrer com os colegas de forma leal, sem difamar ou prejudicar a moral dos profissionais da sua área;
  7. Respeitar a confidencialidade das informações relacionadas com o trabalho.