ARQUIVO
Notícias
 

Investigação: Trabalho e Desafios do Mundo Actual
há 46 semanas

Divulgamos a Investigação: Trabalho e Desafios do Mundo Actual, a cargo de Mariana Casanova e que está a ser desenvolvida no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Apelamos à participação dos nossos associados e restantes trabalhadores do sector, tendo em conta até as características próprias das nossas profissões e que certamente enriquecerão esta investigação.

 

Partilhamos o texto de divulgação: 

"Vimos convidar-vos a participar num projeto de investigação do Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Esta investigação tem por objetivo contribuir para a análise da relação que se desenvolve com o trabalho e as formas como as pessoas lidam com os desafios do mundo atual, tomando em consideração a sua situação profissional.

Este projeto incluirá três momentos de recolha de dados a cada seis meses, para que possamos acompanhar os participantes ao longo de um ano e meio e destina-se a todos os maiores de 18 anos que se encontrem no mercado de trabalho, quer estejam empregados ou desempregados. Pode participar através do link https://goo.gl/forms/d6fkKV2fUXogJ9Df2

Os dados recolhidos são anónimos e rigorosamente confidenciais, sendo utilizados exclusivamente para efeitos estatísticos da pesquisa. A sua colaboração é da máxima importância para o prosseguimento do nosso estudo, pelo que lhe agradecemos a sua disponibilidade.

Agradecemos também, se possível, o reencaminhamento para os seus contactos, seja deste email ou da nossa página de Facebook:

https://www.facebook.com/TrabalhonoMundoAtual/

Com esta página pretendemos, não só receber as vossas contribuições como participantes desta investigação mas também, devolver os seus resultados, receber as vossas opiniões sobre os mesmos, debater questões relacionadas com o trabalho e o mercado de trabalho no mundo atual e partilhar sugestões sobre a procura de trabalho ou a gestão de dificuldades no trabalho.

Caso queira colocar algum comentário, dúvida ou questão, por favor contacte-nos através do email inv.fpceup@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Mariana Casanova"

 

Inscrição online no CENA-STE
há 46 semanas
A partir de hoje é possível a sindicalização online no CENA-STE!
 
Este procedimento facilita a inscrição dos trabalhadores no Sindicato e estamos certos que contribuirá para o aumento significativo de associados. 
 
A inscrição pode ser feita aqui, e não dispensa a leitura das informações constantes na secção. Os trabalhadores que assim desejem, podem continuar a fazer a sua inscrição em papel, pelos meios habituais. 
 
Também hoje, inauguramos um formulário de contacto mais directo e rápido com o Sindicato. Este formulário permite que os associados e trabalhadores escrevem directamente as suas sugestões, dúvidas e propostas e, se assim necessitarem, anexem de imediato documentos de suporte. 
 
Estas duas novidades inserem-se na Campanha de Sindicalização, que decorre neste momento, e na tentativa de modernização e simplificação dos meios de contacto com o CENA-STE. Continuaremos a trabalhar noutras medidas que contribuam para esse objectivo. 
 
Conquista e protege os teus direitos! Sindicaliza-te!
Novo protocolo - MHD (soluções informáticas)
há 47 semanas
NOVO PROTOCOLO MHD (soluções informáticas)
 
Anunciamos um novo protocolo para os associados do CENA-STE. A MHD é uma empresa que presta serviços e fornece soluções informáticas numa vasta gama de equipamentos. Resolve os problemas dos seus clientes em termos de funcionalidade, instalação, reparação de equipamentos, logística e diagnóstico.
Estamos certos que este novo protocolo pode ajudar muitos associados do CENA-STE a resolver, com preços vantajosos e com garantia de qualidade, todos os problemas que tenham nesta área essencial para tantas áreas do nosso quotidiano. 
 
DESCONTOS E VANTAGENS APLICÁVEIS TAMBÉM AOS FAMILIARES EM 1º GRAU: 
 
- 15% de desconto na mão-de-obra em reparações (portáteis, desktops, monitores, impressoras)
- Orçamentos gratuitos
- 5% de desconto no valor das peças
- 5% de desconto em comprar superiores a 20€
- Deslocações ao domicílio gratuitas (cidade de Lisboa e em horário laboral)
- Levantamentos/Entregas dos equipamentos podem ser feita na sede do CENA-STE sem custos
 

 

Solidariedade com os trabalhadores da GRAMAX (ex-Triumph)
há 48 semanas
Solidariedade do CENA-STE com os trabalhadores da Gramax (ex-Triumph)
 
Partilhamos a nota que o CENA-STE enviou para os trabalhadores da TGI e para o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul. A CGTP-IN, a União de Sindicatos de Lisboa e os sindicatos da região têm demonstrado a sua solidariedade e marcado presença nas acções de luta que estes trabalhadores estão a desenvolver em defesa dos seus direitos.  
 
 
Nota de Solidariedade CENA-STE
 
Os trabalhadores da TGI (Têxteis Gramax International), ex-Triumph, estão a ser confrontados com a declaração de insolvência por parte da administração desta empresa. 
Neste momento, estão numa situação de tripla injustiça, sem salários há 3 meses, sem acesso ao subsídio de desemprego e sem trabalho. 
 
O CENA-STE demonstra todo o seu apoio e solidariedade à luta destes trabalhadores que, desde o passado dia 5 de Janeiro, se encontram em vigília permanente à porta da empresa, para que dela não seja extraído património que podia servir para saldar as dívidas da empresa com os seus primeiros credores, os trabalhadores. 
 
Este caso da TGI demonstra, mais uma vez, que os direitos dos trabalhadores continuam a ser postos em causa. É preciso inverter este caminho e garantir que os que são essenciais à produção, os trabalhadores, são tratados com o respeito e dignidade que merecem. 
 
A direcção do CENA-STE
​Lisboa, 8 de Janeiro de 2018

 

Guida Maria: 1950 - 2018
há 48 semanas

Morreu hoje a actriz Guida Maria, que durante décadas marcou o panorama artístico português com a sua forte presença. Guida Maria era também sócia do CENA-STE. 

Estreou-se no Teatro da Trindade, aos 7 anos de idade,  no espectáculo "Fogo de Vista", tendo completado, por isso, 60 anos de carreira. Foram vários os papéis desempenhados pela actriz no teatro, cinema e televisão e fez parte do elenco fixo do Teatro Nacional D.Maria II durante 20 anos

Aos familiares e amigos, enviamos as nossas condolências.