JOÃO SERRA MENTE NO PARLAMENTO - GUIMARÃES 2012 - CAPITAL EUROPEIA DA VERGONHA
João Serra, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, intimado a responder, em sede de Comissão Parlamentar de Cultura, pelas colossais dívidas do Evento a que preside aos principais artífices de Guimarães CEC os artistas e os técnicos mente aos deputados, como havia já mentido à Comunicação Social e ao País, garantindo, à revelia de toda a evidência que as dívidas estão quase saldadas e que todos as estruturas artísticas receberam já pelo menos uma parte da verba em dívida.
Em Guimarães a Capital Europeia da Vergonha continua a desenrolar-se. Enquanto artistas e estruturas cumprem os compromissos que contratualizaram com a CEC, continuando a animar a Festa, é a CEC quem continua a não cumprir a sua parte.
Como é já largamente sabido, desde há meses que ocorrem incumprimentos nos pagamentos devidos a estruturas e artistas. Neste momento há estruturas que têm a sua sobrevivência comprometida, como é exemplo o caso da "Eira". Francisco Camacho assina uma carta aberta a Jorge Sampaio, membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães e a Androulla Vassiliou, Comissária Europeia da Cultura. (link no final)
O CENA enviou já, com conhecimento público, uma carta para a Fundação (link no final), à qual não obteve resposta. Inquirido pelos deputados sobre esta ausência de cordialidade democrática e institucional João Serra, uma vez mais, remete-se ao silêncio. Silêncio a que também se sentem votados os artistas e estruturas artísticas , por trás do diáfano manto de vergonha que cobre Guimarães CEC.
Na passada terça feira a Comissão de Cultura da Assembleia da República ouviu o CENA e outros representantes dos trabalhadores e das estruturas. Nessa audição, vários foram os relatos de promessas nunca cumpridas por parte da CEC.
Assim vem, mais uma vez, o CENA deixar aqui duas perguntas simples e claras aos responsáveis da CEC:
- pode a CEC garantir que até ao final do ano todas as dívidas serão saldadas?
- qual é a razão objectiva para todos estes atrasos nos pagamentos?
Após muitas pseudo explicações em economês vernáculo, continuamos a não saber, como dizia um dos representantes dos artistas quem nos está a matar?!
Uma solicitação final ao Dr. Jorge Sampaio e restantes membros do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães: tenham a decência de se pronunciar publicamente sobre esta situação vergonhosa e insustentável para a sobrevivência de várias estruturas e artistas e para o bom nome da própria CEC.
A direcção do CENA
Carta aberta a Jorge Sampaio: http://www.eira.pt/?lg=1&id=3&cnid=29&nid=194
Carta aberta a Androulla Vassiliou: http://www.eira.pt/?lg=2&id=8&cnid=30&nid=195
Carta enviada pelo CENA à Fundação: http://cenasindicato.org/noticias//2012-08/entry.html?ref=58&blog=noticias
Notícia RTP: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=600910&tm=4&layout=121&visual=49
Notícia SIC N: http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2012/11/05/cena-acusa-presidente-da-fundacao-cidade-de-guimaraes-de-ter-mentido-no-parlamento