BREVES
Um ano de fusão
O CENA-STE comemora o seu primeiro aniversário no próximo dia 15 de Maio. Primeiras iniciativas de comemoração: .17 Maio, ESAP, Porto, conferência “Produção Audiovisual – Condições laborais e Assimetrias Regionais” .2 Junho, Galeria Zé dos Bois, Lisboa, festa de 1.º aniversário
Mensagem CENA-STE Dia Mundial da Dança 2018 - Solange Melo
O CENA-STE pediu a Solange Melo, bailarina principal da Companhia Nacional de Bailado, para escrever uma mensagem para o 29 de Abril, Dia Mundial da Dança. "Mas o Dia Mundial da Dança é, para além da celebração desta arte sublime, também um dia de memória e de reflexão.(...)Em que pensamos na profissão de bailarino, que é tanto bela como efémera, que vive da paixão mas também do esforço e da dor, relembrando que as dores do corpo se transformam em memórias físicas, mas que nenhuma dor será mais intrínseca que a do fim precoce de uma carreira vivida no estúdio, no palco, e sobretudo a encher a alma de quem vem ver dançar."
Ensino Artístico Especializado presente na manif de dia 19 de Maio
Os professores do Ensino Artístico Especializado decidiram-se pela participação na manifestação de professores do próximo dia 19 de Maio, em Lisboa. A proposta do Ministério da Educação sobre o descongelamento de carreiras e contagem do tempo de serviço, continua a ser inaceitável.
Norte e Centro com e-mails novos!
Os núcleos do Norte e do Centro passam a ter novos e-mails de contacto: norte@cena-ste.org, centro@cena-ste.org. Melhorar o contacto local de sócios e trabalhadores com o Sindicato é fundamental para uma melhor organização.
Perguntas Frequentes
 
Não encontro a tabela salarial da minha profissão. Porquê?

As Tabelas que não se encontram aqui publicadas estão ainda por ser acordadas entre os profissionais do sector. O valor do trabalho freelance é frágil ao ponto de flutuar consoante a conjuntura económica do País; a prática dos profissionais que se encontram no activo e até a inexperiência dos muitos jovens em início de carreira que se formam nas escolas profissionais todos os anos. A referência salarial é essencial para que os profissionais possam não só viver do seu trabalho, mas também cumprir as suas obrigações perante as Finanças e a Segurança Social. Por isso a contribuição de todos é importante em cada acto de contratação. Queira por favor contactar-nos para mail@cenasindicato.org .

A definição da minha profissão está incompleta/não existe, como posso contribuir?

Acerca da sua profissão precisamos que nos envie: a designação ou designações; uma breve descrição da actividade; local ou locais de exercício; condições necessárias para o exercício; formação e conhecimentos técnicos necessários; referencial salarial; e outros detalhes que considere importantes. Agradecemos que nos escreva com o seu contributo para mail@cenasindicato.org

Assinei um contrato de trabalho e o meu empregador pede-me um recibo verde, isto é possível?

Se assinou um contrato de trabalho, o seu empregador não deveria exigir-lhe um recibo verde. Se assim o faz, é porque ele não está a cumprir a sua responsabilidade no que respeita ao pagamento da Segurança Social, do seu seguro de acidentes de trabalho e do seu subsídio de férias (proporcional aos dias de trabalho). Certifique-se de que as condições do seu contrato não serão as de um contrato de prestação de serviços e lembre-se de que o título do contrato não tem qualquer valor jurídico, pois são as cláusulas que o definem, e de que mesmo tendo assinado um contrato de prestação de serviços - e se a relação com o seu empregador for de trabalho por conta de outrém - o seu contrato é uma falsa prestação de serviços e pode facilmente ser convertido em contrato de trabalho.