Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado irão apresentar a sua própria proposta de Estatuto Profissional de Bailarino da CNB. A ideia é entregar um documento sólido, ponderado e que conte com o contributo de todos os bailarinos da companhia. Naturalmente reflectirá muitas das preocupações e necessidades já publicamente expressas por estes trabalhadores.
Os bailarinos continuam não só empenhados em dar todos os contributos necessários à elaboração do seu Estatuto, mas também se mostram interessados em reforçar a importância e o trabalho único no país feito pela CNB. É por isto mesmo que também farão algumas propostas que pretendem viabilizar de forma mais facilitada a sua reconversão profissional mas também dotar a companhia de novas valências, que a aproximem ainda mais da ideia de serviço público que a deve presidir.
Tanto o CENA como os bailarinos querem crer na palavra dada pelo Secretário de Estado da Cultura em sede de comissão parlamentar e estarão certos de que os espectáculos de Julho irão acontecer tal e qual como estão programados. Mas como durante este processo a palavra do seu gabinete nem sempre foi cumprida e como até agora não recebemos garantia por escrito da não apresentação da proposta de lei, decidiu o CENA manter o pré-aviso de greve como mera salvaguarda, caso exista algum volte-face na situação.
O CENA tem novos órgãos sociais, e durante a tomada de posse, na passada sexta feira, a nova direcção anunciou como primeira acção o lançamento de um questionário aos trabalhadores do sector. O lema do programa da nova direcção é "reOrganizar e reUnir", e este questionário dará informações, números e opiniões concretas, ferramentas fundamentais para que a nossa acção sindical esteja a par das reais e efectivas preocupações e necessidades dos nossos associados e de todos os trabalhadores do espectáculo e do audiovisual.
Este questionário centra-se em 3 grandes áreas: contratação; situação económica; regulamentação profissional.
Apelamos a todos os trabalhadores do sector que preencham este questionário e que nos ajudem na tarefa de o fazer chegar ao maior número possível de profissionais. É fundamental que tenhamos uma amostra grande o suficiente para constituir uma boa e sólida base de trabalho.
Pode preencher e partilhar o questionário utilizando esta ligação.
Ele estará sempre disponível no site do CENA no item "QUESTIONÁRIO" do menu "SÓCIOS".
NOTAS IMPORTANTES:
- o questionário deve ser preenchido apenas uma vez por cada trabalhador;
- o formulário é anónimo, pode ser preenchido digitalmente, enviado em papel para a morada do CENA, ou entregue pessoalmente na sede ou algum dos nossos responsáveis.
O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou esta terça feira na Comissão Parlamentar de Cultura que a Proposta de Lei do governo que visava a criação de um Estatuto do Bailarino da CNB não será entregue na Assembleia da República. Este anúncio surge depois do pré-aviso de greve entregue ontem pelo CENA e que foi aprovado por esmagadora maioria em plenário de emergência dos trabalhadores da CNB.
Por agora, e porque já durante este processo a palavra dada pelo gabinete do SEC não foi cumprida, o pré-aviso mantém-se válido. Assim que se confirme que esta proposta não avança, será natural que a greve seja desconvocada.
O CENA e os bailarinos da CNB, continuam a defender que é urgente e justo iniciar um processo aberto, ponderado e de verdadeira discussão sobre o Estatuto do Bailarino da CNB. A solução para estes trabalhadores não é a continuação do seu actual quadro laboral.
É necessário um Estatuto que contemple as seguintes medidas:
- o desgaste rápido da profissão;
- um travão à precarização da profissão, acentuado com a Lei 4/2008;
- reforma antecipada ajustada à especificidade da profissão em função do número de anos de descontos;
- um regime especial de seguro de acidentes de trabalho que não remeta para a lei geral;
- o respeito pela ocupação efectiva;
- criaça de uma escola que preveja a requalificação dos bailarinos;
- acesso ao ensino superior num regime similar ao dos atletas de alta competição.
Esta vitória só foi possível devido à grande união entre todos os bailarinos da CNB e restantes trabalhadores. Serve mais uma vez como um exemplo claro de que vale a pena pugnar por leis laborais que dêem às nossas profissões uma maior dignidade e um enquadramento que reflicta as suas especificidades.
Neste momento, e por via das propostas apresentadas na AR, tratava-se apenas da situação específica dos bailarinos da CNB, mas é imperioso que esta discussão possa levar à aprovação de um estatuto profissional para todos os bailarinos e bailarinas. Estamos certos de que a aprovação de um Estatuto do Bailarino da CNB que responda efectivamente às necessidades destes trabalhadores, pode ser um passo importante e decisivo para que no futuro seja aprovado um estatuto geral da profissão.
Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado têm assistido ao longo dos últimos anos a um conjunto de iniciativas legislativas, que mais não têm sido do que formas de condicionar e distorcer o normal exercício da profissão de bailarino do bailado clássico e contemporâneo.
Os Bailarinos da CNB e a direcção do CENA
No dia 16 de Junho decorreu mais uma Assembleia Geral Eleitoral. As urnas abriram às 10h na nossa sede e encerraram às 19h. Também no Teatro Camões, onde decorreu um ensaio da Orquestra Sinfónica Portuguesa, os associados do CENA poderam votar.
Não podemos ainda apresentar os resultados finais, uma vez que continuam a chegar alguns votos por correspondência que ainda são válidos, por terem o carimbo do dia das eleições. Podemos no entanto adiantar que todos os votos recolhidos e contados até agora, expressam o seu apoio à única lista candidata, a Lista A, que se apresentou a eleições com o lema: "reOrganizar e reUnir"
Assim que todo o processo eleitoral estiver escrutinado e terminado, serão os associados candidatos pela Lista A a dirigir os destinos do nosso Sindicato no próximo triénio.